AEE PSICO

DOWNLOADS DE JOGOS ZIPADOS

1- Sen Switcher



2- Tetraplegia ou deficiências motoras severas
Sistema Motrix
O programa Motrix foi criado para permitir o acesso de pessoas com tetraplegia ou deficiências motoras severas que impeçam o uso efetivo dos membros superiores. Através dele, é possível comandar com a voz a maior parte das funções de um computador com Windows.
 Instruções para download do motrix 
Para que você possa efetivamente instalar o programa, configurá-lo de forma perfeita, regular o microfone, etc é necessário que você leia algumas instruções, contidas num pequeno manual.
Não se esqueça: é muito difícil usar o motrix efetivamente sem ter lido o manual.


3-Para Deficiência Visual 
Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/


PÁGINAS DE PSICOPEDAGOGAS

1-
http://www.jossandrabarbosa.com.br/p/conversas-psicopedagogicas.html


2-
http://www.grupopsicopedagogiando.com.br/2015/04/passo-passo-do-diagnostico.html

3-
http://infoativodefnet.blogspot.com.br/



SITES EM PORTUGUÊS/ESPANHOL (BRASIL, PORTUGAL, ESPANHA)

Clique aqui para baixar o programa SENSwitcherASSISTIVA • SEN Switcher - SOFTWARE GRATUITO, ÓTIMO PARA PRATICAR O USO DE ACIONADORES
(download de arquivo zipado 3,5 MB - leia as instruções no arquivo txt)Além do programa são fornecidos formulários para acompanhamento dos pais e professores. Instruções em Português e Manual do Usuário em Inglês.


TA • KIT ACESSO
UFRJ • PROJETO DOSVOX
UFRJ • PROJETO MOTRIX
ACESSIBILIDADE.NET • ACESSIBILIDADE PARA TODOS
DEFNET
INCLUSÃO JÁ
REDE SARAH DE HOSPITAIS
NIEE • UFRGS NÚCLEO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROJECTE FRESSA • SOFTWARE PARA LA EDUCACIÓN ESPECIAL
INFORMÁTICA PARA ORIENTADORES
MANOLO.NET • DEFICIÊNCIA VISUAL

SITES EM OUTROS IDIOMAS (ESTADOS UNIDOS, REINO UNIDO, CANADÁ, AUSTRÁLIA)


DIAGNOSTICO

Conversas Psicopedagógicas

Avaliação  Psicopedagógica - TESTE DE ESCRITA E LEITURA
Aplicando e Analisando 
Por: Psicopedagoga Jossandra Barbosa




O teste de avaliação psicopedagógica para avaliar o grau de dificuldades na leitura e escrita do aluno são chamados de Provas Pedagógicas, estou disponibilizando aqui um dos testes elaborados por mim que pode ser usado em sua prática psicopedagógica. Está página não pode ser copiada em sua integra ficando somente o teste para sua disposição pois ele faz parte da apostila: " Avaliação Psicopedagógica- Testes e técnicas como usar e interpretar na prática " a que está a venda juntamente com Trinta testes de leitura e escrita no seguinte link http://www.lojavirtualdopsicopedagogo.com.br/2014/06/testes-de-leitura-e-escrita.html

OBJETIVO: Investigar o nível de aprendizagem dos aprendentes e detectar as dificuldades de aprendizagem.
Público: Crianças a partir de sete anos, pré-adolescentes, adolecentes, jovens e adultos.

Teste: 


PARA BAIXAR ESTE TESTE EM PDF

Bem você deve estar pensando....
"-Só isto? Esta atividade tão simples o que ela pode revelar?"

Então, você ficará surpreso(a) com a quantidade de descobertas que podemos fazer com ela.Vamos a análise?

jossandrabarbosa@gmail.com ou psicopedagogiando@bol.com.br

Orientações de Interpretação dos Resultados
Uma criança com seis a sete anos com seu desenvolvimento cognitivo normal e uma boa formação escolar já consegue realizar esta atividade sem problemas por isso uma criança com esta idade ou superior ou até mesmo adolescentes e adultos que não a consigam realizar devem ter algo de errado.Vejamos o que buscamos saber em cada questão.
1º Questão.

Uma criança aprende a fazer seu nome, geralmente no infantil 1(1º período) com quatro anos. Algumas conseguem fazer o nome todo, outros parte deles e em letras de formas (dependendo da orientação da escola).
Queremos analisar em que grau cognitivo a criança se encontra então vamos observar:

  • ·         Se ela escreve o nome corretamente;
  • ·         Se ela mistura maiúsculas com minúscula;
  • ·         Se ela escreve com ortografia correta (Maiúsculas minúsculas e acentos ortográficos)
  • ·         Se ela tem letras invertidas;
  • ·         A postura que ela escreve, como pega no lápis;
  • ·         Se tem a grafia comprometida ( letra incompreensível) ou se apresenta algum distúrbio motor;

Escrever o próprio nome deve ser uma tarefa bem simples mas que também pode revelar  aspectos inconsciente que o psicopedagogo deve estar atento tais como:

  • ·         Ansiedade e medo de errar;
  • ·         Negação ao eu, a quem a criança é , por se negar a escrever o próprio nome pór um conflito interno;
  • ·         Agressividade ao se negar fazer uma atividade tão simples;

Toque especial: O psicopedagogo é um investigador e deve estar atento aos pequenos detalhes, até aquilo que ele ache insignificante. “Observe o que a criança fala enquanto faz a atividade, tente não interferir na forma como ela faz, cada vez que ela lhe perguntar: -” Ta bom ?” você sempre deve responder com outra pergunta que instigue o cliente –“ O que você acha, você gostou? Acha que pode ser melhor?” Lembre-se você quer o natural do seu cliente se você influenciar em seu comportamento durante a avaliação não terá uma avaliação de sucesso. (O que é diferente na intervenção onde você DEVERÁ interferir na resistência , negação e comportamentos disruptivos).


2ª questão

Além de tudo que já foi falado nesta questão você vai perceber:
·         O conhecimento de associação das palavras, fonemas e figuras que a criança faz.
Preste atenção, nesta atividade foi usada uma vaca, um coelho, um elefante e uma tartaruga de propósito eu escolhi estas figuras, Por que?
A crianças vê,relaciona imagem ao que ela já tem em seu banco de memória, imagem, palavra, sons e fonemas então ela escreve o resultado de todo o processamento desta informação encontramos nesta questão dois possíveis transtornos e déficit cognitivo.
1.    Crianças com dislexia escrevem da forma como processam o som dos fonemas (distúrbio fonológico) por isso elas escrevem F no lugar de V, mas acreditam que estão escrevendo certo apesar de conhecerem todo o  alfabeto continuam escrevendo as letras graficamente trocadas ou com sons trocados então Vaca fica Facaelefantevira elebante ou elepante ou seja terá troca de fonemas;(nesses casos o processo de intervenção deve ter ajuda fonoaudiológica para trabalhar os sentidos de audição, fala e a consciência fonológica)
2.    A omissão de letras não indica necessariamente de um transtorno mas sim uma dificuldades, crianças com problemas emocionais ou mal alfabetizadas tendem a escrever ortograficamente as sílabas complexas com omissões por exemplo: elefate(elefante) , coelo(coelho), tataruga(tartaruga) por mais que elas falem corretamente, escrevem ortograficamente erradas.(aqui o processo de intervenção é orientar a criança para escrever corretamente as silabas complexas e os dígrafos- uma criança sem transtornos de aprendizagem conseguem superar esta dificuldade em poucos exercícios de intervenção )
3.    Outra coisa muito importante nesta questão , de acordo com Emília Ferreiro, o desenvolvimento da escrita se dá em várias etapas ,uma criança com deficit cognitivo pode apresentar atraso no desenvolvimento da compreensão e co-relação da imagem e escrita.Por exemplo uma criança de dois anos escreve elefante com muitos riscos e rabisco porque ela associa o tamanho da imagem ao tamanho da figura. Então uma criança que escreve muitas letras sem sentido para escrever as palavras vaca e elefante ou um a, duas ou três letras sentido para escrever coelho e tartaruga podem indicar um atraso no desenvolvimento cognitivo da criança analisada.




3ª e 5º Questão

Sempre lembrando que tudo já descrito a ser observados na questão 1 e 2 você sempre deve estar atento para todas as outras questões. Nesta questão estamos buscando duas coisas : no noção de seqüência lógica e de espaço-temporal da criança analisada.

Uma criança com desenvolvimento cognitivo normal deverá dizer onde a menina está, o que o menino está fazendo, que animal leva a menina então a frase formada verbalmente ou por escrita (pq nem sempre a criança consegue escrever o que pensou pelos problemas já citados acima) deve conter algo parecido com “O menino está levando a menina no cavalo” .
Se a criança investigada não consegue fazer esta relação da imagem com um tempo e espaço numa seqüência lógica já é sinal de um problema a ser investigado.



Na 5ª questão é apenas um esforço de repetir o que a questão 3 e as demais não revelaram se o que você já tem é suficiente para ser analisado não precisa fazer a questão cinco.lembrando sempre as Atividades pedagógicas são as mais díficies de realizar durante as sessões de avaliações Psicopedagógicas pois as crianças não querem repetir o que fazem na escola, em casa e nas aulas de reforço.Por isso tenha sempre a preocupação de não relacionar quantidade a qualidade e busque resultado nos detalhes do que seu cliente conseguiu produzir.

4º questão

Por que não começar com o alfabeto, seria mais lógico saber que letras e sons ele não conhece. Certo? Errado!!!!

Em todo o ensino infantil não nada mais chato para uma criança do que fazer o alfabeto, e para uma criança do ensino fundamental ou um adolescente e até mesmo um adulto seria um insulto não saber fazer o alfabeto (mesmo que ele não saiba). Então depois de três questões você saberá se é necessário ou não pedir que seu cliente faça o alfabeto.
E como decidir se ele faz ou não? É bem simples.
Se ele foi bem nas outras questões e não mostrou dificuldades em escrever o nome, denominar os seres e até fez frases é porque ele conhece bem o alfabeto.
Entretanto se ele trocou letras, omitiu ou repetiu nas questões anteriores é necessário saber duas coisas: Se o indviduo investigado conhece realmente o alfabeto, se sua  memória de longo prazo funciona bem, se mistura o som dos fonemas ou seja é de extrema importância que a pessoa faça o alfabeto e depois leia para que você analise a escrita e a  leitura das letras.

E se a pessoa se recusar a fazer?
Se ela disser que é fácil o desafie...-“ Se é tão fácil me mostre que você sabe”
Se ela demonstrar falta de interesse ou preguiça o incetive..”Vmos lá eu sei que você consegue”
...Bem sei o que você está pensado!
“Mas estou influenciando o resultado e você disse para não fazer isto”
Neste caso você precisa tirar a dúvida, precisa do resultado seja ela qual for, não fazer de jeito nenhum por recusa, medo ou preguiça não trará uma analise completa então você tem que estimular mesmo com incentivos que a pessoa faça a atividade.

6ª questão

Na sexta questão temos uma avaliação de leitura.Aqui o objetivo é :
·         perceber como o aluno ler;

  • ·         se ele reconhece a escrita;
  • ·         se ele entoa as palavras corretamente;
  • ·         a freqüência das sílabas;
  • ·         e a interpretação do que leu.
Crianças com déficit cognitivo dependendo do grau conseguem ler mas não relacionam a seqüência lógica de interpretação vejamos a leitura:



O texto é nível é bem simples, seria para uma criança de cinco a seis anos, sem muitas sílabas complexas,não há dígrafos e nem polissílabas, dessa forma de fácil leitura e entendimento.Na interpretação queremos saber apenas três coisas:
Quem é o Lelé     Porque o Lelé é mané?  Que bicho é o Lelé?

São respostas simples não é? Não para uma criança com transtorno como a dislexia ou com atraso cognitivo. Se o cliente leu e não consegui escrever as respostas mas consegui responder corretamente as três perguntas é porque provalvelmente ele não tem problemas de leitura mas sim de escrita. Se ele respondeu com erros ortográficos mas as respostas estão certas provalvemente seu cliente não tem transtorno de leitura e nem de escrita apenas uma dificuldade ortográfica.Mas se ele não consegui responde nem com a escrita e nem verbalmente é porque um defcit congnitivo leve ou severo deve existir.
Se o cliente não consegue ler ,leia para ele em voz alta e depois da primeira leitura leia as perguntas todas de uma vez, depois volte pra primeira. Uma criança com apenas dificuldades de leitura e até mesmo transtorno de leitura e escrita conseguirá interpretar quem é o Lele, porque ele é Mané e que bicho ele é. Se a criança houve duas ou três vezes a história levante hipóteses de problemas com memória de longo prazo, atraso mental(congitivo) e problemas psicomotores (espaço-tempo) a serem investigados em outras provas.

7ª questão

A sétima questão é um tira dúvida pois se durante as outras questões você continua com dúvida sobre dificuldades ,dislexia,disortográficas ou déficit cognitivo este é o exercício tira teima. Use palavras estratégias:
·         bala,fala,sala,tala
·         chapéu,folha,piolho
·         também,bombom
·         armário,pedra,credo,vidro
·         borboleta,liquidificador
Analise cada palavra escrita pelo seu observando, grafia, erros, acerto (principalmente acerto) compare com as outras questões, se você perceber que a pessoa acertou algo que em outra questão errou, tenha bastante atenção e analise porque ela errou. Leve em conta o stress emocional, se ela se alimentou se está a vontade com você, se sentiu estímulo, se esta mantendo um mecanismo de defesa para você não o analisar,  as pessoas fazem isto inconscientemente e você deve estar preparado para entender quando isto acontecer.


Sempre lembre-se durante a avaliação é muito importante:
·         Que sua expressão do rosto mostre serenidade e tranqüilidade;
·         Não beije ou abrace seu cliente durante as sessões seu vínculo com ele não pode ser igual a professora, a mãe ou uma tia, mas sim de terapeuta com cliente, de confiança e , respeito, de afeto no olhar,no sorriso, na compreensão do seu limite com o outro, lembrando que seu papel é descobrir o que impede o normal desenvolvimento do seu cliente e prepará-lo para a vida normal onde você não estará lá para conduzi-lo.
·         Não mostre ansiedade caso seu cliente não lhe dê resultado naquela sessão;
·         Tente novamente a atividade não numa sessão na sequencia porque poderá afasta-lo das sessões e de seu consultório;
·         Intercale as atividade, não precisa seguir a risca a seqüência dos teste.Cada cliente é diferente e deve ser tratado com suas especificidades. Se for preciso mude seu planejamento do dia, seja criativo pois você pode fazer todas estas análise com uma simples folhas de papel, canetinhas, giz de cera e tinta.
Amigos psicopedagogos espero que tenham gostado este é apenas o primeiro de muitos materiais que estou preparando para vocês. Teremos a continuação desta postagem sobre números, desenhos, cores, colagem não apenas com dicas mas com orientações do que você deve ou não fazer. Aceito sugestões, criticas, dicas , relatos de casos tudo que possa contribuir para a melhoria deste trabalho. Envie paranosso e-mail e até a próxima postagem.Se você quiser deixe um comentário logo abaixo eu vou amar ler sua opinião e sugestão.

REFERÊNCIAS:

ACAMPORA, Bianca. Psicopedagogia Clinica: O despertar das Potencialidades.Rio de Janeiro, Wak Editora. 2012.
REFERÊNCIAS:

ACAMPORA, Bianca. Psicopedagogia Clinica: O despertar das Potencialidades.Rio de Janeiro, Wak Editora. 2012.

CHAMAT, Leila S. José. Teste de Diagnostico psicopedagógico. O diagnostico clínico na abordagem interacionista. Editora Vetora,São Paulo, 2004.


FERNANDES, Eliane Dutra. Psicomotricidade: um passo para vencer as dificuldade de aprendizagem. in: SAMPAIO, Simaia; FREITAS, Ivana Braga de.(Org.)Transtorno e Dificuldades de AprendizagemEntendendo Melhor os Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Rio de JaneiroWak Editora, 2011.pag 223-249.

MARINHO, Hermínia R. B.; MATOS JUNIOR, Moacir A.;SALLES FILHO, Nei Alberto; FINCK, Silvia Christina M. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba: IBPEX, 2007.


MORA, Estela. Psicopedagogia Infanto - Adolescente: a infância-do segundo ano até o oitavo ano de vida. Tradução: Daniela Falcão, Dra. Lea Távora Ochs, Monica Nehr, Stella Machado. Edição MMXI, CULTURAL S.A, V.3. p.244-354.

RAMALHO, Danielle Manera. Psicomotricidade: corpo e pensamento em ação.  In: SAMPAIO, Simaia; FREITAS,Ivana Braga de.(Org.)Transtorno e Dificuldades de AprendizagemEntendendo Melhor os Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Rio de JaneiroWak Editora, 2011.pag. 250-265.

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem: A psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: 3ª Edição. Wak Editora. 2011.

SOARES,Alessandra Elisa. Neuropsicologia Para um Novo Milênio. Vol. 1.São Paulo: All Print Editora.2012.

DONLOWAD REVISTAS E LIVROS ASSISITIVOS


Olá amigos(as) Psicopedagogos, estudantes e interessados em assuntos referentes a Educação, Psicopedagogia, Psicologia e Psicanálise estamos disponibilizando nesta página vários materiais extras que possam ser útil a sua formação pessoal e profissional.Para baixar basta clicar no botão de dowload é grátis.

1- MANUAL DA ACESSIBILIDADE
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4793-manual-acessibilidade&category_slug=maio-2010-pdf&Itemid=30192

2-AEE Surdez

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf

3- AEE Deficiência Mental
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf

4-


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

clique para BAIXAR


clique para BAIXAR





Clique aqui para BAIXAR


Clique aqui para BAIXAR


Clique aqui para BAIXAR


Clique aqui para BAIXAR


Divulgue nosso blog entre seus amigos.


MUSICAS PARA PROJETOS

CANTIGAS DE RODA

Cd com várias músicas de rodas

MAIS MÚSICAS CLIQUE AQUI 


Livro Recreação na Escola completo
obs: O link foi encontrado na internet .


Para baixar  

Para baixar ,ao acssar o site coloque o mouse na tela e clique na imagem de um disquete que vai aparecer , e o livro baixará automaticamente para seu computador.
Observe se seu navegador não está impedindo o download.

Livro com 218 paginas para baixar 

Cadê o brincar!

Para baixar


Somos todos diferentes por isso somos especiais.

Livro sobre dislexia para baixar 


Para Baixar 

Revista Inclusão




Para baixar

Procure no canto inferior direito do seu computador um simbolo
que parece um disquete basta clicar e ele automaticamente vai 
salvar em seu computador.Para aparecer o símbolo basta passar o mouse na tela.

Gostou ? Te desejo ótima leitura.
Revista Sindrome


Para Baixar 
(Para salvar clique no link passe o mouse -sem clicar - pela página no canto direito da tela vai aparecer um símbolo de um disquete clique nele e vai baixar para seu computador rapidinho o arquivo está em PDL.


(Ao acessar o site do dowload clique na Palavra  SAVE )
Para baixar 

Para conhecer e comprar a coleção completa destas revistas CLIQUE AQUI
Apostila Psicopedagogiando



PARA BAIXAR 



LIVRO - AS BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO EM PDF  252 PAG. 
Temas abordados pelo Livro: Neurofisologia, Neuroanotomia,comportamento,memória, atenção , pensamento e liguagem.
Livro autorizado para dowload.

Para BAIXAR


MATERIAL ESPECIAL
VEJA COMO BAIXAR:
 Você será levado ao site original de dowloads, que é mais seguro basta clicar na palavra dowload abaixo de cada livro, será aberto uma nova janela coloque o mouse na parte inferior do seu lado direito do livro   vai aparecer a seguinte figurinha aí é só clicar na figurinha que mostra abaixo e automaticamente o livro baixará para seu computador.

Agora basta clique abaixo da próxima figura e fazer o dowload.obrigado por nos visitar mas temos muito material continue em nosso site.



Para baixar todos estes livro









PARA BAIXAR



Para abrir alguns  arquivos vc deve ter um programa chamado Winrar
Clique Aqui para baixar



O desejo de ensinar e a arte de Aprender
Rubens alves

O que é educar para você? Como se aprende? Importante reflexões neste livro de Rubens Alves.
Para Baixar Clique Aqui.

Aprendizagem e Comportamento
Tãnia Gracy Martins do Vale - Ana Claúdia B. maia (orgs)

Temas abordados: Aprendizagem e comportamento, inclusão escolar, diversidade na escola, autismo, habilidades sociais, relações educativas, terceira idade e escola, comportamento e desempenho escolar,pais,filhos , adolescente e comportamento e muito mais em 256pag em PDF.
Clique Aqui para baixar

Abordagem Psicopedagógica das Dificuldades de Aprendizagem - Vitor da Fonseca

Temas abordados: Dificuldades de aprendizagens, avaliação, intervenção, aprendizagem e comportamenteo, teorias da aprendizagem,psiconeurologia e aprendizagem, agnosias, apraxias, afasias, dislexia, problemas psicomotores, caracteristicas das crianças com dificuldades de aprendizagem, insucesso escolar e outros 512 pag.(Conhecido como o Manual do Psicopedagogo e pedagogos)
Clique Aqui para baixar


Atividades para Educação Infantil-Lembrancinhas
O arquivo está em rar. depois de baixar extraia para uma pasta em seu computador.
PARTE 01
Clique Aqui para baixar


PARTE 02
Clique Aqui para Baixar



O processo de Avaliação em Psicopedagogia
Shirlene Viera de Almeida Lopes - 56 pag
Temas abordados: Fundamentos da psicopedagogia, Avaliação psicopedagógica, sessões lúdicas, provas operatórias, anamnese, conclusão diagnóstica e intervenção na clínica psicopedagógica.
Cliqe Aqui para baixar.






Prova do Concurso para Psicopedagogia

Para baixar
Baixe a coleção da profª Rosangela Pires

Clique Aqui para Baixar


Clique Aqui para Baixar
Clique Aqui para Baixar

Livro O processo de Aprendizagem402 páginas 


Para Baixar




KIT TEXTOS PARA ESTUDO
SOBRE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 


Para Baixar




Devido a enorme quantidade de pedidos para enviar este material por e-mail ( ultrapassaram 10.000 pedidos ) Não conseguimos enviar tudo por e-mail por isso estamos deixando aqui dois links para dowload

1º link no 4shared 



2º Link no SkyDrive do Hotmail(outlook )

para baixar as imagens bsta clicar com o dedo direito e depois em salvar como,
se vc tiver hotmail vai aparecer a opção baixar a pasta em ações.

Agradecemos a todos que participaram.

Mais Livros para Baixar:
ORIENTAÇÃO : AO ABRIR O LINK PASSE O MOUSE NA TELA E CLIQUE NA IMAGEM DE UM DISQUETE PEQUENININHO ELE VAI BAIXAR AUTOMATICAMENTE PARA SEU PC TODOS OS LIVROS ESTÃO EM PDF E SÃO LIVRE PARA DOWLOAD.


Para Baixar





Para Baixar

Obrigado por sua visita para nos seguir no FACEBOOK
 clique AQUI




Para Baixar


Tudo é tão mais bonito quando sabemos partilhar.



Para Baixar 



PARA BAIXAR
(Lembre-se para baixar no 4 shared vc tem que ter uma conta é facil é gratuito)



Para Baixar 


Obrigado, visitante, por sua visita.Você especial para nós.
Coleção Manual de Arte 
Este manual tem excelentes dicas de Artes para usar nas  Atividades com datas comemorativas: carnaval, dia das mães, meio ambiente, dia dos pais, folclore, dia das crianças, primavera e outros temas:
volume 1

Para Baixar 


PARA BAIXAR


Volume 4
PARA BAIXAR



Volume 3
PARA BAIXAR






Livro Alfabetização


Para baixar


Livro Aprender e Ensinar


Para Baixar


 Livro Disciplina, limite na medida certa

Para Baixar 






Para Baixar



Para Baixar


Para Baixar




Para Baixar


http://psicopedagogiaetecnologiasassistivas.blogspot.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 

SALA INFORMATIZADA E.B.M. QUINTINO BOCAIÚVA Template by Ipietoon Cute Blog Design